Uma pequena estrutura amarela instalada em uma rua de Nova York convida os pedestres a esquecer momentaneamente o ritmo alucinado da metrópole para escolher um livro, promover a troca de obras e emprestar títulos já lidos para outros interessados. A pequena só aceita um leitor por vez – dois, no máximo – e conta com até 40 livros em sua estante. Feita com uma chamativa estrutura plástica amarela, a Little Free Library (pequena biblioteca gratuita, em português) foi montada a partir de materiais reciclados e fica incólume às intempéries ao ar livre porque foi desenhada para proteger seu conteúdo do vento, frio e chuva.



O projeto foi criado por uma dupla de arquitetos venezuelanos a partir de um tanque de água feito de plástico, com armação de madeira e buracos no exterior que permitem ao visitante ver os livros disponíveis antes de entrar na estrutura. Os arquitetos Marcelo Ertorteguy e Sara Valente afirmaram que a biblioteca cria um ambiente “inabitável” que faz os leitores imergirem na experiência de escolher e ler livros. Desde que foi instalada, em maio, a biblioteca tem atraído muita atenção do público. “Com a biblioteca queríamos criar um lugar para desacelerar, um espaço nas ruas de Nova York onde você possa ter um momento para se isolar parcialmente dos arredores e mergulhar em outro mundo – o mundo do livro que você escolher”, afirmou Ertorteguy.
Essa iniciativa faz parte do projeto “Little Free Library”, que também possui biblioteca no Brasil. Para saber mais sobre o projeto visite esse post: Pequenas bibliotecas em forma de casinha se espalham pelo mundo.
Fontes : Terra, com adaptações.

Nenhum comentário